Uma de minhas atividades favoritas é ler livros com minha filha. Mesmo ela já sendo leitora autônoma, ainda compartilhamos momentos preciosos saboreando histórias juntas.
Desde pequenina estimulamos esse hábito e sempre prezei por disponibilizar a ela um acervo de títulos de qualidade. Com os olhos da experiência, alguns deles inclusive tocaram mais profundamente a mim. Vários desses livros infanto-juvenis trazem reflexões pertinentes para a vida adulta.
Gostaria de compartilhar aqui alguns dos meus preferidos, que falam sobre amizade, empatia e generosidade:
1. A árvore generosa, de Shel Silverstein
Do mesmo autor de "A parte que falta", esse livro, de forma simples e emocionante, fala sobre a amizade entre uma árvore e um menino, até que ele se torne um adulto. Ao longo da história, mesmo frente ao esquecimento, indiferença e ingratidão do menino, a árvore doa-se a ele por completo, sempre o acolhendo de forma generosa e feliz.
2. O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo, de Charlie Mackesy.
Esse livro, além de ter ilustrações belíssimas, apresenta várias reflexões sobre a vida, amor, amizade, gentileza e coragem.
Inicia com o encontro de um menino e uma toupeira, e os demais personagens juntam-se a eles ao longo da história.
"- Qual é a coisa mais corajosa que você já disse? - perguntou o menino.
- Socorro - respondeu o cavalo.
(...)
- Pedir ajuda não é a mesma coisa que desistir - afirmou o cavalo.
- É se recusar a desistir."
3. O Menino do Dedo Verde, de Maurice Druon.
O protagonista é um menino de 8 anos, chamado Tistu. Seu pai é dono de uma fábrica de canhões, na cidade de Mirapólvora
Tistu não se ajustou à vida escolar convencional, pois sempre dormia na escola. Seus pais resolveram então apresentar a ele um novo sistema de educação, baseado em vivências.
Junto ao Sr. Bigode, Tistu descobre que tem o polegar verde, pois onde encosta faz com que plantas e flores brotem no mesmo instante.
Esse dom, somado à empatia e bondade de Tistu, o faz trazer beleza e alegria a ambientes e situações de opressão, miséria, dor e guerra. E transforma completamente Mirapólvora e seus habitantes.
"Uma flor que cresce é uma verdadeira adivinhação, que recomeça cada manhã. Um dia ela entreabre um botão, num outro desfralda uma folha mais verde que uma rã, num outro desenrola uma pétala..."
Publicado no LinkedIn: https://www.linkedin.com/posts/priscilazvmezzena_empatia-amizade-literatura-activity-7082044867484221440-HZ95?utm_source=share&utm_medium=member_desktop
Comments