top of page
Foto do escritorPriscila Z Vendramini Mezzena

Minha jornada até a certificação PMI-ACP - Agile Certified Practitioner

Atualizado: 2 de abr.

Olá!


O objetivo deste artigo é compartilhar minha experiência a respeito da certificação PMI-ACP - Agile Certified Practitioner. Espero que por meio dele possa ajudar outras pessoas interessadas em obter essa importante e abrangente certificação.


Acredito realmente que tão importante quanto chegar ao destino é apreciar e aproveitar a jornada, da melhor forma possível! De modo que, quando me coloquei o objetivo de obter esta certificação no início de 2022, tinha como meta aprofundar meus conhecimentos a respeito de gerenciamento ágil de projetos, em complemento aos que já possuía na prática com projetos baseados em conhecimento e à outra certificação que possuo, a PMP - Project Management Professional. E os resultados excederam minha expectativa original, pois minha avaliação geral foi “above the target”. 


Antes de iniciar o processo pesquisei sobre a experiência de outras pessoas e me ative aos pré-requisitos para me candidatar à certificação PMI-ACP, disponíveis no site do PMI (https://www.pmi.org/certifications/agile-acp). Embora já tivesse assistido muitas palestras e aulas sobre práticas ágeis, resolvi buscar um novo curso para atender as 21 horas de treinamento. 


Após avaliar as opções, optei pelo estudo autodirigido, o qual requer disciplina e bastante foco. É você com você, definindo a trilha e as metas de estudos. Cabe ressaltar que manter um pace constante foi um desafio adicional, e nem sempre possível, pois, como acontece com muitas pessoas, tive importantes imprevistos pessoais e a concorrência por novas demandas ao longo do caminho. 


Como precisava de flexibilidade, escolhi o curso preparatório do Cornelius Fichtner, "The Agile PrepCast Elite" (https://www.project-management-prepcast.com/pmi-acp-exam/the-agile-prepcast). É um curso todo em inglês e gravado, bastante robusto, que oferece um conteúdo muito além das 21 horas requeridas. O curso disponibiliza uma planilha com todos os assuntos disponíveis, sinalizados com a recomendação de estudo ou opcional. Com base nos temas e na duração de cada aula, defini metas de prazo, considerando também que assistir conteúdos gravados pode ser solitário e maçante. Ao final do estudo há uma prova; se você passar é gerado o certificado de conclusão.


Também adquiri ao mesmo tempo no site do próprio Cornelius o “Exam Simulator”. Acredito que foi uma escolha muito boa, mas olhando em retrospecto teria sido mais proveitoso adquiri-lo após a finalização do curso, pois há um tempo limitado para uso do simulador.


Com relação ao material de apoio, selecionei três livros (além de alguns artigos da web, que consultei oportunamente). O principal e sem dúvidas fundamental para mergulho no universo ágil foi o “PMI-ACP Exam Prep”, do Mike Griffiths. O livro é excelente, muito didático e bem escrito, possibilitando uma leitura agradável, dividido nos domínios avaliados no exame. Ao final de cada capitulo há uma “Chapter Review”, com questões a serem respondias. Li duas vezes, e se tivesse que indicar uma única leitura obrigatória, seria esse livro.


Adicionalmente li o “Agile Practice Guide”, do PMI e da Agile Alliance, e o livro “Gerenciamento Ágil de Projetos”, do Vitor L. Massari. Foram bons complementos. O único livro em português foi o do Massari.


Quando chegou o momento de agendar a prova, tive que optar entre duas modalidades: realizar o exame em casa (ou lugar que fosse conveniente) ou em um centro de testes Pearson Vue. Pesquisei sobre a opção para realizar o exame em casa, mas após ler alguns relatos de dificuldades técnicas a respeito, decidi fazer o exame em um centro de testes a 60 km de minha cidade. Foi ótimo, pois é pequeno, sem distrações que permitiram manter a concentração.


Optei por fazer o exame em inglês, dado que praticamente todo meu estudo foi nesse idioma. Não há opção para escolher uma segunda língua de apoio, como havia quando fiz o exame para a certificação PMP.


O exame para a certificação PMI-ACP tem duração de 180 minutos e 120 perguntas. Usei todos os minutos disponíveis, para revisar as perguntas que tinha marcado com a flag. Achei a prova bastante desafiadora, pois assim como no exame para PMP a grande maioria das questões não tem resposta óbvia. Assim, não basta apenas a memorização de conceitos, mas sim o profundo entendimento do universo e mindset ágil para responder questões situacionais.


Concluo afirmando que todo o processo valeu muito a pena!! Cheguei preparada e confiante para o exame, e hoje com certeza sou uma profissional mais completa, e sem dúvidas uma life-long learner.


Fico à disposição para compartilhar mais sobre esta experiência.


Cordialmente,


Priscila Z Vendramini Mezzena







1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page