O título é provocador: "Todo Mundo Mente - o que a internet e os dados dizem sobre quem realmente somos", do economista Seth Stephens-Dadidowitz.
Esse intrigante livro sobre Big Data traz inúmeros exemplos curiosos, muitos relacionados a ciências sociais. Fala sobre como as grandes massas de dados que temos atualmente disponíveis revelam verdades a respeito das pessoas e também desafiam premissas baseadas na experiência ou intuição, muitas vezes equivocadas. E também como esses dados podem ser aliados importantes na tomada de decisão.
Vários achados têm como fonte de dados os rastros digitais que deixamos nas buscas que fazemos na internet e em registros de redes sociais. Essas fontes permitem fazer contrapontos aos dados revelados, por exemplo, por pesquisas tradicionais, nas quais as pessoas nem sempre têm a mesma honestidade que têm quando se encontram sozinhas, em diálogo direto com o teclado.
O autor navega por diversos temas, relacionados ao uso de dados, trazendo insights sobre preconceito, saúde, sexo, sexualidade, esportes, educação, política, economia, gravidez, violência, experimentos, dentre outros.
Também fala sobre limitações e perigos relacionados ao Big Data, como os relacionados à ética, pré-julgamento ou punição de pessoas.
"Oferecer novos tipos de dados é o primeiro poder do Big Data. (...)
Oferecer dados honestos é o segundo poder do Big Data. (...)
Permitir a análise de pequenos subconjuntos de pessoas é o terceiro poder do Big Data. (...)
Permitir a realização de muitos experimentos causais é o quarto poder do Big Data."
Publicado no LinkedIn: https://www.linkedin.com/posts/priscilazvmezzena_bigdata-bigdataanalysis-activity-7096825236574105600-laww?utm_source=share&utm_medium=member_desktop
Commentaires